Eventos

Conheça as 5 principais tendências do mercado de eventos

agosto 7, 2018
Conheça as 5 principais tendências do mercado de eventos

O mercado de eventos tem expandido sua participação e se tornado cada vez mais dinâmico, tecnológico e sustentável, buscando a adesão de novas ferramentas que tornem cada vez mais interativa a participação entre público, palestrante e tema apresentado.

Mas apostar em tecnologia não está apenas relacionado à inovação. Questões como sustentabilidade, alimentação mais saudável, layouts e experiências customizadas estão entre as tendências do mercado de eventos.

Tecnologia e sustentabilidade são as palavras de ordem entre as tendências em crescimento no setor de eventos. Para ajudar você a entender melhor o mercado de eventos, apresentamos 5 tendências que estão em destaque. Fique atento!

1. Crowd streaming

A correria do dia a dia e o tempo cada vez mais limitado tem motivado organizadores de eventos a investir em novas tendências, sendo que uma delas é o crowd streaming.

Se antes o participante tinha que estar presente no evento e assistir presencialmente a todos os materiais, hoje a transmissão pode ser realizada em tempo real e sem a necessidade de espaços físicos.

De maneira simplificada, crowd streaming é uma transmissão que permite a interação do público.

Isso porque os participantes podem trocar materiais entre si durante a transmissão ao vivo do evento, seja no store do Facebook, Twitter ou qualquer outra rede. Fantástico, não?

2. Interação entre pessoas

Uma forte tendência do mercado de eventos é a integração entre as pessoas e a entrega de valor para o participante. Pois não se trata apenas de participar, mas a experiência do público deve ser única, diferenciada e inesquecível.

Um bom exemplo são os hologramas, um novo recurso que, apesar de não ser muito popular no Brasil, tem sido uma grande atração em eventos pela surpresa que causa. O recurso possibilita que o palestrante, com uma imagem em três dimensões, esteja no evento sem necessariamente estar fisicamente.

A ideia dessa tecnologia é possibilitar que pessoas possam estar em contato com nomes importantes da sua área de atuação mesmo em lugares distantes.

A gamificação também é uma ferramenta moderna e em alta e que permite a interação entre as pessoas de forma lúdica nos eventos.

3. Megapersonalização

O mercado de eventos tem apostado em tendências que vão além de ferramentas tecnológicas, mas que proporcionem uma experiência única, motivando e engajando os participantes. Por exemplo, a análise de dados é uma das fortes tendências para definir o comportamento dos usuários e assim melhorar a gestão de eventos.

Por meio de coletores de dados integrados é possível fazer uma captura de dados otimizada do evento. Isso gera métricas de desempenho em tempo real e entrega maiores oportunidades de negócio aos participantes.

Com os dados levantados é possível reunir preferências dos participantes e encontrar padrões em suas atividades. Isso ajuda aos organizadores a criar experiências cada vez melhores e que promovem o engajamento de cada um dos presentes.

Para os eventos mais personalizados podemos pensar nas escolhas de músicas. Já é bastante utilizada a ferramenta em que os participantes sugerem as suas preferências musicais e assim toca-se aquilo que o público quer ouvir. Uma facilidade e tanto para o DJ, não?

Para as ações de Live Marketing, por exemplo, podemos desenhar exatamente aquilo que queremos para o nosso público, permitindo acertar em cheio nas campanhas e ter sucesso na ação.

4. Sustentabilidade

Cada vez mais a tecnologia tem oferecido soluções sustentáveis pensando na utilização racional dos recursos. E em eventos não é diferente. Para eliminar de vez papéis e outros itens, é comum eventos disponibilizarem o aluguel de equipamentos eletrônicos.

Os aplicativos personalizados para eventos permitem a divulgação das agendas e eventuais mudanças, envio de pergunta a palestrante e integração entre os participantes. Além de podermos disponibilizar todo o conteúdo do evento, realizar as pesquisas, críticas e sugestões, eliminando folders e outros.

A sustentabilidade está na verdade nos eventos que apoiam causas e atividades que permitem que os participantes possam fazer a diferença. Isso une as pessoas!

Então substituir atrações comuns por ações sociais ou que possibilitem o voluntariado dentro do evento agregam muito mais valor para quem participa. Porque as pessoas sentem necessidade de fazer a diferença no mundo em que vivem. E muitas vezes nem sabem como.

Isso agrega valor à marca e à empresa e cria muita conexão entre as pessoas! É para isso também que os eventos existem!

5. Exclusividade e experiências customizadas

Brindes virtuais, totens para carregar celulares, registro de evento por meio de drones e tantas outras novidades rondam o mercado de eventos. Mas muito além de tecnologias empregadas no evento, o foco deve ser sempre o participante e sua experiência única e exclusiva.

Pense em experiências intangíveis e surpreendentes, que encantem os participantes! Aquelas que não podem ser compradas, aquelas que são para serem vividas uma única vez, naquele local, com o seu evento.

Pense no evento como uma ferramenta para agregar valor à vida das pessoas. Ele as possibilita fazer algo que  gostem se aliado à tecnologia e uma logística impecável. Isso tudo contribuirá para tornar seu evento uma produção impecável.

Estar atento às tendências é uma das formas de estar frente à concorrência e, consequentemente, trazer pessoas para a participação.

O que achou das tendências do mercado de eventos? Compartilhe nas suas redes sociais e ajude outros interessados no assunto!

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply