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Comunicação interna na empresa: 4 dicas para você inovar

janeiro 9, 2019
Comunicação interna na empresa: 4 dicas para você inovar
Tempo de leitura 3 min

Um dos principais desafios do RH nos dias atuais é garantir eficiência na comunicação interna da empresa. Ter isso bem estruturado é muito importante para proporcionar melhorias na execução dos processos e para manter um bom clima organizacional. Além disso, esse fator interfere na motivação dos funcionários e evita o surgimento de diversos tipos de problemas de relacionamento entre eles.

À medida em que a sociedade e as relações interpessoais evoluem, a forma de lidar com tudo isso também deve acompanhar a tendência. Nesse sentido, a inovação tem sido cada vez mais importante para conseguir melhorias efetivas na comunicação interna.

Por isso, vamos dar 4 dicas para que você inove em sua empresa e apresente bons resultados para a alta gestão. Confira.

1. Invista em aplicativos empresariais

A tecnologia proporciona uma série de vantagens e facilidades ao cotidiano das organizações. Existe uma infinidade de opções, inclusive gratuitas, que podem ajudar na comunicação interna em situações diversas. O importante é entender o perfil do quadro de colaboradores e identificar quais desses aplicativos são os mais adequados.

Entre os principais usos estão:

2. Aposte em reuniões mais dinâmicas

As reuniões, por mais necessárias que sejam, podem acabar tomando muito tempo dos funcionários. Por isso, é fundamental fazer com que elas sejam mais ágeis e produtivas. Uma das principais tendências no mundo todo são as reuniões em pé.

Para adotar essa prática, é preciso ter uma mudança no comportamento dos participantes. Eles devem se preparar melhor, levando todas as informações necessárias prontas. Assim, o tempo é otimizado e as decisões são tomadas com mais segurança e agilidade.

3. Crie um blog corporativo

O blog corporativo é uma ferramenta que promove diversos benefícios. O primeiro deles é que torna as pessoas mais envolvidas com o negócio e com seus conhecimentos sobre as atividades exercidas na empresa. Afinal, para escreverem sobre algo, elas precisam pesquisar um pouco mais e refletir sobre o que fazem em seu dia a dia.

Além disso, os colegas conhecem melhor uns aos outros e descobrem qualidades novas. Cada um se torna uma autoridade em determinado assunto e isso ultrapassa os limites da organização, proporcionando um reconhecimento externo. Tudo isso fortalece a união e o espírito de pertencimento nas equipes.

4. Desenvolva eventos internos

Os eventos internos são ações de grande impacto nos funcionários. Eles permitem a criação de um momento de descontração entre os participantes e deixam o clima organizacional mais leve e produtivo. Eles podem ser menores, como cafés periódicos com a diretoria, ou maiores, como as convenções anuais. O importante é garantir essa chance de os funcionários interagirem sem a pressão profissional cotidiana.

Enfim a comunicação interna na empresa pode ser trabalhada de diversas formas. O ponto de atenção deve estar na maneira como o assunto é conduzido pelo setor de RH. Usando de ações inovadoras, os benefícios são maiores e podem ser percebidos em menos tempo. Então, não espere mais e comece a adotar essas dicas em sua organização!

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