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Qual a importância da identidade visual para eventos e como fazer?

agosto 9, 2018
identidade visual para eventos
Tempo de leitura 6 min

Um dos aspectos importantes em um evento é a sua identidade visual. Por isso, criar um conceito adequado pode influenciar decisivamente em sua diferenciação, fazendo com que o impacto sobre os participantes seja positivo e que as memórias a seu respeito sejam as melhores possíveis.

Nesse sentido, é importante que a organização planeje e construa o trabalho de modo a consolidar sua marca nos pensamentos de todos os envolvidos no acontecimento. Quando não há essa preocupação, o alcance dos objetivos institucionais é prejudicado. É preciso estar atento aos pormenores e evitar que as escolhas sejam feitas ao acaso.

Neste artigo nós explicaremos por que investir em identidade visual para eventos é importante e como é possível fazer seus projetos de comunicação visual. Confira!

Por que cuidar dos detalhes?

O sucesso de um evento corporativo está diretamente relacionado à atenção que os organizadores dão aos diversos aspectos que o compõem, por menores que possam parecer. Nenhum ponto deve ser tratado como se não fosse relevante, pois problemas em quesitos vistos como secundários podem comprometer a organização geral.

Com a identidade visual não é diferente. Ela é um elemento importante no processo de identificação e fortalecimento da ideia junto aos participantes. Ela deve refletir os conceitos planejados na concepção do evento e transmitir as informações de forma objetiva e clara.

Ela deve focar na mensagem principal, evitando que esta seja complexa demais, pois dessa forma poderá se tornar muito confusa e ter sua compreensão distorcida. A marca deve se conectar aos participantes e estabelecer um diálogo com os convidados.

Ela deve dizer a eles os motivos pelos quais eles estão ali e difundir toda a relevância daquele acontecimento de modo simples e marcante. Também é importante que ela esteja alinhada com os propósitos e com o tipo de público. Não adianta criar uma identidade sóbria e séria se os participantes são descontraídos e extrovertidos.

Também é preciso cuidar da exposição e da divulgação. O melhor projeto de identidade visual do mundo não terá nenhuma efetividade se não for visto.

Nesse sentido, a equipe de comunicação do evento precisa trabalhar para que a marca esteja em locais estratégicos, dos materiais de divulgação aos uniformes dos colaboradores que darão o suporte no dia do acontecimento — de forma que a identidade possa comunicar-se diretamente com o seu público.

Como fazer os projetos de comunicação do evento?

Diversos fatores são determinantes para que a criação da identidade visual para eventos tenha êxito. É preciso fazer mais que um simples cartaz ou utilizar um logotipo produzido por alguém no paintbrush.

O trabalho deve ser profissional, com tempo suficiente para que a criação aconteça de modo eficiente, pensando em todos os aspectos de comunicação envolvidos, como as cores e as dimensões mais apropriadas para adequar-se às diferentes escalas de utilização da marca.

Você pode inclusive considerar a contratação de empresas com experiência em lidar com essas questões. Quando sua instituição conta com um parceiro que tem conhecimento e experiência para fazer a gestão de seu evento, incluindo a parte da identidade visual, a possibilidade de que tudo saia conforme o desejado é bem maior.

Além disso, é importante estar atento a alguns aspectos que ajudam a evitar problemas e a diminuir os riscos. Confira alguns deles:

Defina os objetivos do evento e o público participante

Essa talvez seja a parte mais importante de todo o planejamento, não apenas em relação à identidade visual. Se sua empresa não sabe o que ela pretende obter com aquela ocasião e nem determina quais são as características das pessoas que comparecerão, muito provavelmente as coisas não sairão muito bem.

Com essas definições é possível estipular pontos importantes do projeto de comunicação — como o estilo, a forma de compartilhamento e os lugares onde a marca será exposta. Para tanto, alguns quesitos devem ser avaliados.

Entre eles estão, por exemplo, a faixa etária dos impactados, seus interesses, níveis de formação e de renda. Isso ajuda a construir bases para o design, fazendo com que a transmissão das mensagens possa ser realmente efetiva.

Crie um logotipo próprio

É normal expor as marcas das empresas que promovem o evento e as dos patrocinadores. No entanto, é recomendado que essas marcas não sejam utilizadas pela divulgação, pois o evento deve ter um logotipo específico.

Essa marca precisa refletir as características e metas determinadas para aquela ocasião, tornando-a diferenciada e reforçando os conceitos que precisam ser assimilados pelo público. Pode-se pensar também em uma forma de associar a marca do evento às das organizadoras, de modo que as pessoas consigam estabelecer a correlação entre elas.

Escolha as cores

As cores são extremamente relevantes no processo de criação da identidade visual. Apesar disso, muitas pessoas desprezam esse fato, fazendo as escolhas de acordo apenas com seus próprios sensos estéticos.

Cores transmitem significados, promovem emoções e despertam interesses. Um trabalho bem-feito nesse sentido faz com que a marca atraia atenção e seja mais clara em transmitir suas mensagens.

De modo geral, sabemos que as cores ditas “quentes”, como vermelho e laranja, são mais utilizadas para chamar a atenção, ao passo que as “frias”, como azul e verde, são mais amenas e transmitem tranquilidade.

Seja claro e simples, evite excessos

A identidade visual deve transmitir a mensagem principal do evento. Se for possível dialogar e disseminar mais conteúdos, ótimo. No entanto, o que geralmente consta nas artes do projeto precisa ser bem administrado de forma que possa ser facilmente compreendido por seu público.

Pense na possibilidade de utilizar as diversas plataformas de divulgação e nas estratégias para dar visibilidade a cada peça, de modo que a utilização dos diferentes espaços — como banners, cartazes, camisas e outros — seja otimizada.

A identidade visual para eventos deve ser tratada com cuidado e atenção, sempre prezando pelos detalhes. Muitas vezes, ela é criada em um contexto de orçamentos baixos e sem que haja clareza dos objetivos. No entanto, seguindo as orientações deste artigo seu trabalho se tornará mais simples e mais eficaz.

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