Treinamento

Como contratar pessoas certas para a sua empresa? Aprenda!

agosto 9, 2018
como contratar pessoas
Tempo de leitura 4 min

Como contratar pessoas certas para atender ao estilo do seu negócio? Como atraí-los? Como recrutá-los? Perguntas como essas fazem parte do universo empreendedor e, na hora da contratação, se tornam um grande desafio, pois há o risco de não saber qual técnica aplicar, além de quando e como utilizá-las.

O processo seletivo para avaliar os candidatos que concorrem a vaga deve ser bem elaborado. Nele, é preciso constar quais as habilidades que o empreendedor espera encontrar desse futuro profissional e analisar se o candidato é capaz de agregar valor à empresa.

Pode parecer simples, mas contratar pessoas certas exige muito mais do que analisar o currículo do candidato: é preciso utilizar ferramentas certas que possam avaliar aquilo que não está estampado nas folhas de apresentação.

Para ajudar você nesse processo, levantamos dicas simples de como contratar pessoas certas para a sua empresa. Acompanhe!

Fique atento às experiências do candidato

Contratar pessoas certas para a sua empresa não significa apenas avaliar as experiências do currículo e pronto, contratado! O maior desafio de uma seleção de candidatos é fazer justamente o casamento perfeito entre as habilidades e experiências do interessado e a oportunidade em que ele está se candidatando, ou seja, se produzirá valor para a empresa.

A contratação, para ser eficiente, deve passar por um processo de competências e etapas que contemplem aspectos técnicos, funcionais e de personalidade do candidato: quanto mais estruturado e bem elaborado for o processo, mais segurança o recrutador terá de que o profissional escolhido tem o perfil desejado para o tipo de negócio.

Avaliar todas as competências e habilidades exigidas para o cargo é um ponto fundamental. Caso contrário, a rápida contratação de um profissional pode trazer sérios prejuízos futuros, uma vez que os valores podem não ser os mesmos do que a empresa espera.

Faça um filtro na pré-seleção

Está lançado o desafio: contratar pessoas certas para a sua empresa. Isso significa que o perfil do candidato terá que reunir todos os requisitos necessários para a vaga — por exemplo, comportamentos, habilidades, experiências, etc. Pode parecer óbvio encontrar um profissional que reúna tais atributos, mas na prática não é assim que acontece.

O segredo de como contratar pessoas certas para a sua empresa está em fazer um filtro já na seleção. Para isso, é preciso ter paciência para acompanhar a evolução do processo. Observe o perfil dos candidatos e seja capaz de avaliar se ele apresenta todas as competências e habilidades para a vaga.

Para ajudar no processo inicial de seleção, tenha em mãos uma boa pauta de perguntas e peça para os candidatos complementarem as avaliações e o que pensam sobre sua personalidade.

Faça as perguntas certas na hora da entrevista

Uma boa comunicação na hora da seleção é o que fará a diferença para a contratação de uma pessoa certa para o cargo. O gestor precisa ter em mãos exatamente o que ele quer saber do candidato em relação à vaga. Aqui, não entram apenas perguntas sobre a “descrição da função”, mas também sobre o que o profissional pode agregar à organização.

Vejamos alguns exemplos simples e objetivos de questionamentos que podem fazer parte da entrevista:

  • o que o candidato espera da empresa e qual o seu diferencial como profissional;
  • quais as habilidades e competências para exercer a função;
  • se o profissional mantinha boa relação com os colegas nas experiências anteriores;
  • se a função pretendida está alinhada as suas expectativas;
  • se ele busca desafios e está apto a contribuir com a empresa.

Mesmo que o candidato seja competente para a função pretendida, se ele não estiver disposto à vaga ou de acordo com as condições de trabalho, provavelmente, não terá uma boa performance ou pedirá demissão. O que assombra a grande maioria das empresas: a altíssima taxa de turnover e a perda de grandes talentos.

Por isso, o processo de como contratar pessoas certas para a sua empresa demanda esforço do recrutador e conhecimento de técnicas e ferramentas que possam ajudar na seleção e na escolha do profissional adequado à função pretendida.

Gostou das nossas dicas? Quer ficar por dentro de todos os nossos conteúdos? Siga-nos nas redes sociais (Facebook, Linkedin e Twitter) e acompanhe nossos melhores posts.

Você também pode gostar

Sem comentários

Deixe um comentário

Scroll Up